Be grateful



Novembro é o mês da gratidão. 

Sobretudo para os americanos, o dia do Thanksgiving, comemorado na quarta quinta-feira do mês, assinala o dia de acção de graças (ou de agradecimento) ocorrido pela primeira vez em 1621 para agradecer (a Deus) as boas colheitas depois de um inverno muito rigoroso e de um ano de más colheitas.

Neste mês, mais do que nos outros, há um apelo para que cada pessoa se lembre das coisas boas da vida, do que tem de melhor, do que de bom tem acontecido, e seja grata por isso.

Praticar a gratidão, parar e pensar naquilo que de bom aconteceu no dia, e ficar feliz com isso, é uma prática que tenho desde sempre, e não só nesta altura do ano.
[E para mim, que sou cristã, ofereço essa gratidão a Deus.]

É com alegria que vejo surgir um movimento nas bloggers portugueses - "O melhor do meu dia" - que incentiva a isso mesmo. Este movimento já existe há muito tempo, começou nos Estados Unidos da América e foi incentivado em grande parte pelo livro sobre o qual falei aqui. Já tem seguidores um pouco por todo o mundo, incluindo Portugal (vejam aqui, por exemplo).

Apesar de não ir juntar-me a este movimento - acho que não faz sentido uma vez que, como disse acima, já faço isto há muito tempo e quero continuar a fazer isto porque sim e não porque é uma moda gira -, deixo aqui o link e o incentivo a quem ainda não o faz. 

Reserva um pouco de tempo todos os dias para pensar no que de bom aconteceu no teu dia (há sempre algo de bom, nem que seja o facto de que podia ter sido pior!... : ) ) e cultiva um coração grato. 

Podes ver onde tudo começou aqui (no Dias de uma Princesa) e aqui (Ma Petite Princesse). E ler mais aqui (Miss Clementina), aqui (Saídos da Concha), aqui (By Deva) e aqui (Milk).


1 comment

  1. Eu criei um ficheiro no meu evernote chamado Baú da Felicidade, onde aponto pequenos acontecimentos e coisas que me fazem feliz e pelas quais estou grata :)

    Há uns tempos atrás cheguei a fazer alguns post no blog sob esse mesmo título :)

    Independentemente do nome que lhe damos, o importante é praticar a gratidão :)

    ReplyDelete

Thank you for stopping by! Feel free to leave a comment and I will get back to you soon!